quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sinistro


Deu a direção:
– São Lucas Tadeu.
Poucos movimentos do outro lado do banco: resmungos, a mão na buzina, a outra na marcha, arrancou. A selvageria em movimento, ele, o motorista de táxi.
Assustador.
Principalmente se você é moça, dezenove anos, e tem ao seu lado, no banco de trás, o filho da patroa e precisar levar ele. Mas que caminho é este? Ela estranha, ela vive as entranhas de mais um taxista de mal com a vida (foram quantos este mês?).
– Estou saindo pela estrada, ele ainda disse.
O medo correndo por ruas nunca antes navegadas, mas ela não conhece tão bem a cidade, veio mês passado do interior, a patroa tão boa, e agora era só levar a Laurinha no...
– Moço?
Mais resmungos, seguem-se golpes violentos na direção, lances de pura impaciência refletidos no retrovisor, Mas o que é que ele tem? Ela quase quista insiste:
– Moço? É não este o caminho para o....
Um rugido saiu de sua boca, parecia uma resposta, mas era surda, era um grito vindo do fundo de tudo, e não foi por acaso que ela se afundou no banco, agarrada à menina.
Minutos depois, chegaram. Ele só então virou-se. Era uma fera solta, ainda mais rude, e foi atropelando, e foi dizendo Trinta pratas, e perguntando, tal como um cão danado que interroga o executor:
– Mas o que vocês duas querem no cemitério sozinhas a esta hora da manhã?
Na grande placa de entrada se lia: Cemitério São Lucas Tadeu.
– Mas moço, era o colégio... Colégio São Lucas Tadeu.
Expulsou as duas aos gritos, aos empurrões, e ato contínuo bateu a porta, girou num risco o chão empoeirado, quase derrapou na valeta do outro lado da a estrada, e foi o fim.
Paradas diante do grande portão cinza e enferrujado, uma delas se perguntava como explicar à patroa aquela perdição, o sinistro, o acaso (talvez não soubesse muito bem o que era o acaso), essa forma de agir de alguns animais urbanos.

0 ComentÁrios:

Postar um comentário

<< Home